Qual a importância do teclado na igreja?

sexta-feira, 14 de maio de 2010


Hoje em dia, muitas igrejas possuem bandas completas, que atuam na hora da adoração e em períodos de oração. Sem dúvida alguma sabemos que a música estimula a adoração, criando um ambiente que envolve a pessoa a se expressar melhor através da oração e cânticos espirituais espontâneos.
Nesse momento destacamos a importância do teclado, pois existem variações de sons que acalmam e nos proporciona um ambiente adequado para meditação e enovolvimento com Deus.
Como é feito algumas vezes, o teclado é o condutor da música para a hora do apelo, oração de abertura, etc, acrescentando os instrumentos de marcação depois.
Há momentos também, que os tecladistas são requisitados pelos preletores para ambientar o momento da palavra. Eu recomendo a todos que tocam na hora da palavra a tentarem ler a bíblia ouvindo música instrumental.
Uma vez participei de um acampamento de jovens, onde havia um momento chamado "Hora silenciosa" que era a hora de todos lerem a palavra em silêncio. Era dado o texto bíblico e todos começavam a ler a bíblia. Neste momento, era colocado um fundo musical hebraico instrumental. Era muito mais fácil você imaginar as cenas do que você estava lendo. Experimente.
Como toda a música, o fundo instrumental também deve ter dinâmica, hora forte, hora fraco, e o músico deve ter percepção para saber o que fazer nestes momentos.
Outra dica é criar uma sequência. Quando você toca só, é mais facil de fazer a sua própria. Eu geralmente uso a sequência quando tocamos todos juntos, porque fica repetitivo e cansativo rodar em 4, ou 5 notas o tempo inteiro.
A escolha do som varia, eu gosto de usar apenas o piano, quando estou mais "inspirado". Mas quando você quer dar um ambiete mais calmo, pode-se usar um warm-pad junto com o piano que fica muito bom.

0 comentários:

Postar um comentário