A História do Casio CTK 401

1 comentários

domingo, 16 de maio de 2010


Este é o CTK-401 da Casio, mais um teclado que eu tive. Esse foi o terceiro. Depois de muito tempo de parceria com o Yamaha PSR-150, foi o momento de aposentar ele.
O CTK era um teclado que não possuia sensibilidade de pressão (after touch), era mais parecido com um brinquedo pra falar a verdade.
Eu paguei 300 reais nele (hoje eu sei que foi um roubo esse preço!). Eu comprei de um inspetor da escola onde fazíamos o "cultinho" para crianças numa escola municipal em Tapiraí. Eu gostei do som do piano, bem melhor do que o PSR que eu tinha e o som do EP era melhor ainda, mas valeu a pena.
Esse foi meu último teclado que tive no Brasil.

Qual a importância do teclado na igreja?

0 comentários

sexta-feira, 14 de maio de 2010


Hoje em dia, muitas igrejas possuem bandas completas, que atuam na hora da adoração e em períodos de oração. Sem dúvida alguma sabemos que a música estimula a adoração, criando um ambiente que envolve a pessoa a se expressar melhor através da oração e cânticos espirituais espontâneos.
Nesse momento destacamos a importância do teclado, pois existem variações de sons que acalmam e nos proporciona um ambiente adequado para meditação e enovolvimento com Deus.
Como é feito algumas vezes, o teclado é o condutor da música para a hora do apelo, oração de abertura, etc, acrescentando os instrumentos de marcação depois.
Há momentos também, que os tecladistas são requisitados pelos preletores para ambientar o momento da palavra. Eu recomendo a todos que tocam na hora da palavra a tentarem ler a bíblia ouvindo música instrumental.
Uma vez participei de um acampamento de jovens, onde havia um momento chamado "Hora silenciosa" que era a hora de todos lerem a palavra em silêncio. Era dado o texto bíblico e todos começavam a ler a bíblia. Neste momento, era colocado um fundo musical hebraico instrumental. Era muito mais fácil você imaginar as cenas do que você estava lendo. Experimente.
Como toda a música, o fundo instrumental também deve ter dinâmica, hora forte, hora fraco, e o músico deve ter percepção para saber o que fazer nestes momentos.
Outra dica é criar uma sequência. Quando você toca só, é mais facil de fazer a sua própria. Eu geralmente uso a sequência quando tocamos todos juntos, porque fica repetitivo e cansativo rodar em 4, ou 5 notas o tempo inteiro.
A escolha do som varia, eu gosto de usar apenas o piano, quando estou mais "inspirado". Mas quando você quer dar um ambiete mais calmo, pode-se usar um warm-pad junto com o piano que fica muito bom.

A História do Yamaha PSR 150

2 comentários

quinta-feira, 13 de maio de 2010


O Yamaha PSR 150 foi o meu segundo teclado, e tenho muitas recordações boas dele. Primeiro porque ele me acompanhou muito na igreja e também porque tem uma história muito engraçada que lembramos e damos risada dele.
Esse teclado tinha 5 oitavas e tinha uns botões que faziam barulho de animais, como leão, macaco, etc, nesses botões verde e roxo.
Começamos a tocar na igreja com esse teclado, pois a igreja não tinha . Eu levava ele debaixo do braço (ainda bem que era levinho) andando 2km com ele. Era meu companheiro na igreja, em casa e nas reuniões familiares.
Mas a história que mais lembramos e rimos dela, foi quando eu e minha irmã compramos ele. Vou contar...
No ano de 1996, nós tinhamos o teclado Casio CA-100 como ja falei no outro post, que foi o nosso primeiro teclado, e ele não tinha condições de ser tocado na igreja, pois não havia saída para a mesa de som. Então estávamos a procura de um teclado "menos ruim" e barato, pois não tínhamos condições de comprar um caro.
Foi quando soubemos que um irmão que tinha um teclado estava vendendo. Adivinha quem é??? (Pra quem conhece) Sim é ele, o Agnaldo kkkkkk (meu cunhado que tem o hobby de compra e venda,rss). Nessa época ele estava de paquera com minha irmã na igreja. Conversamos e ele vendeu por 150 reais parcelado! Glória a Deus!!!
Pegamos o teclado e começamos a tocar na igreja!!! Aleluia!!!
Até ai tudo bem. No dia em que era pra pagar o irmão da igreja (hoje cunhado) minha mãe fez questão de ir lá na casa dele pagar. A minha mãe não sabia que ele e minha irmã estavam de paquera, e quando a mãe dele falou que era pra ele ir atender a japonesa que queria falar com ele, ele quis fugir, pensando que minha mãe estava lá pra brigar com ele kkkk. No final acabou tudo bem, e hoje eles estão casados e tem uma filha.
Realmente esses teclados me trazem boas e divertidas memórias!!!

O primeiro teclado agente nunca esquece

1 comentários

O primeiro teclado agente nunca esquece. Foi com esse teclado um Casio CA-100 que eu comecei a tocar as primeiras notas. Dá uma saudade, eu acho que esse foi o primeiro teclado de muitos tecladistas também.
Hoje eu posso ver como esse instrumento tão "limitado" foi um instrumento de uma adoração verdadeira. Era como se um sedento pudesse beber água, e eu nem sabia montar um acorde e fui procurando até que saisse as primeiras melodias.
E foi com esse teclado que aprendi a tocar a primeira música "Quero que valorize" rss...( o pessoal da escola de Levitas que sabe como é...) Ele custava em média 100 reais, hoje não sei quanto custa.
Ai que saudade!!! Nunca vou esquecer o Casio CA-100.

Bem Vindos!

0 comentários

quarta-feira, 12 de maio de 2010


Olá amigos tecladistas de todo o mundo gospel. Estou começando este blog para compartilharmos experiências e dicas para melhorarmos as performances do teclado no louvor de nossas igrejas. Assuntos que só os tecladistas tem paciência de conversar, vocês me entende né, rss.
Pois bem assim que tiver novidades sobre marcas de teclados, arranjos e introduções legais estarei postando aqui e conto com os comentários de vocês para estar melhorando a cada dia para o nosso Deus!
Que Deus abençoe vocês e vamos lâ, o Senhor merece o nosso melhor!